"Amar é um dos verbos mais difíceis de se conjugar: o seu passado não é perfeito, seu presente apenas indicativo; e o futuro é sempre condicional." (Jean Cocteu)"

terça-feira, 2 de março de 2010

Transacional


O que é se relacionar senão trocar? Uma relação existe entre um plural de coisas, bom mal ou mais ou menos sempre temos que ceder e receber. Amor altruísta.... hmpf não existe (talvez o da Madre Tereza). O Problema é as pessoas se engajarem em jogos sem ao menos saberem que estão jogando.

Sou fã de carteirinha de um americano chamado Eric Berne, o cara decodificou centenas de jogos que as pessoas jogam entre si. É o principio da análise transacional.

Ele começa definindo uma série de "passatempos" jogos simples cujo objetivo é simplesmente uma integração social, por exemplo "você viu o jogão de ontem?" (homens) ou "Onde vc conseguiu essa cor de esmalte?" (mulheres). Nesse tipo de passatempo as pessoas promovem interação, aceitação mas se as pessoas não entrarem no jogo simplesmente se muda de circulo.

Quando a conversa começa a esquentar, secretamente inicia-se um jogo de poder, onde vale a opinião mais perspicaz ou engraçada. por ex um jogo de piadas, contar piadas nada mais é do que um jogo de "preste atenção em mim" e após a conclusão (se bem sucedida) o contador de piada olha para todos com aquela expressão clara "quero ver quem conta uma melhor agora" assim estabelece-se uma relação de dominância naquela roda.

Nos relacionamentos os jogos são bem mais complicados, geralmente se compões de círculos viciosos em que estabelece-se dominador e dominado, opressor e oprimido e uma constante luta para se trocar de posição.

Outro principio de Berne está no fato de que cada um apresenta três personagens distintos para interagir numa relação: o Pai, o Adulto e a Criança.

Traça-se assim um mapa de relacionamento em que cada personagem fala e age com outro, tipo numa discussão com filosófica em que os dois querem ter a razão, Pai e Pai protagonizam uma discussão sem fim cada um falando com a criança do outro , quando chega-se a um acordo de quem fala e quem escuta, adultos falam entre si.

E quando as crianças conversam elas podem desde brincar, se revoltarem, serem cruéis e ou inconseqüentes, birrentas, teimosas e impacientes.

claro que num único diálogo, os papéis são trocados inúmeras vezes.

Claro que a AT é muito mais que isso mas abordarei esse assunto futuramente.

Afinal o negócio é Curtir.

Nenhum comentário:

Novo! - pesquise aqui a WEB ou Postagens do Blog
Google