"Amar é um dos verbos mais difíceis de se conjugar: o seu passado não é perfeito, seu presente apenas indicativo; e o futuro é sempre condicional." (Jean Cocteu)"

terça-feira, 23 de janeiro de 2007


Será o ciume só vaidade - (Post 6 - 23/01/07)

Guilherme de Almeida era chamado de "O Principe dos poetas" ele tinha um jeito intenso de falar de amor, ingênuo e ao mesmo tempo incisivo.

Ele fala do ciume assim:

O Ciume

Minha melhor lembrança é esse instante no qual
Pela primeira vez me entrou pela retina
Tua silhueta provocante e fina
Como um punhal.


Depois, passaste a ser unicamente aquela
Qua a gente se habitua a achar apenas bela
E que é quase banal.

E agora que eu tenho em minhas mãos e sei
Que os teus nervos se enfeixam todos em meus dedos
Que os teus sentidos são cinco brinquedos
Com que brinquei;

Agora, que não mais me és inédita, agora
Que eu compreendo que tal como te vira outrora
Nunca mais te verei;

Agora que de ti, por muito que me dês,
Já não me podes dar a impressão que me deste,
A primeira impressão que me fizeste,
Louco, talvez,
Tenho ciúme de quem não te conhece ainda
E, cedo ou tarde, te verá, pálida e linda pela primeira vez!

O ciume é um mal. Na maioria das vezes cria situações desconfortáveis, brigas discuções desconfianças, injustiças e en suas formas patológicas até neuroses e crimes.

Mas ao mesmo tempo o ciúme é uma prova, uma prova de amor, pois só se sente ciumes daquilo que se teme perder.

Eu sou ciumento em certas circunstâncias (que atire a primeira pedra quem não tem pecado!) , e nem sempre circunstâncias lógicas.

Não consigo ver nenhum bem no ciume, mas confesso aqui que gosto quando demonstram ciúme de mim (não ciúme de barraco nem de discussão.(um prazer egoista, sádico talvez...)

O ciume gostoso vem quando acontece sem querer, ( o ciume provocado é golpe baixo e não se faz isso com quem se ama. ) quando passa aquela menina linda (gostosa... o que quer que seja) do meu lado de surpresa.

Eu sei que ela é bonita, minha namorada sabe que ela é bonita, e eu olho... rapido... mas ela nota.... e fica quieta...

A noite ela vira: "Você olhou para aquela moça né?"

Você diz: Olhei; ela era bonita...

Ela faz aquele bico e quase solta um xingo... mas se contém.

Daí vc vê aquela cara contrariada, aquele bico, lê aquele monte de pensamentos na cabeça dela e vê... que nem se lembra mais do rosto (bunda, peito....whatever) da moça. Você so consegue ver aquele rosto lindo ao seu lado contrariado porque vc a feriu...

Então você se enche de remorso pede desculpas e diz olhando em seus olhos o quanto a ama! (e é a mais pura verdade!)

Nenhum comentário:

Novo! - pesquise aqui a WEB ou Postagens do Blog
Google